segunda-feira, 12 de julho de 2010

Liberdade

Meu Pedrinho me emprestou um livro... Ele gosta de ler, eu tbm... A gente sempre troca os livros.
Aí ele me trouxe um livro com cara de chato. Fernão Capelo Gaivota. Passou algumas semanas e hoje eu fui pegar pra ler.
É bonito. Não é o tipo de livro que eu gosto de ler, confesso que achei muito parado, mas li em 1 hora. É sobre uma gaivota, que se revolta com o seu bando que só sabe comer e é banido porque gosta de voar. No final, você acha o livro muito bonito.
E tem fotos de gaivotas, é legal.
Mas a questão é que o livro fala da liberdade e de como somos presos às leis da sociedade. E como nos prendemos às leis que NÓS criamos e estabelecemos para nossas vidas.
É tão comum. Temos que seguir as leis, para conseguirmos conviver decentemente em uma sociedade (mesmo que isso seja em vão no Brasil). São leis para todos, para o bem de todos. O bando do Fernão tinha leis. Fernão descumpriu e foi banido.
É diferente, porque se você ler o livro vai perceber que o bando fala de nós. Não de uma sociedade. É confuso, mas é simples.
O bando das gaivotas só vive pra comer. Fernão achava que não fazia sentido e gostava de voar. Ele descobriu milhões de formas de voar e achou um sentido para a vida. E foi banido porque gostava de voar e não de comer. Ele foi embora, conheceu gaivotas como ele e descobriu que o paraíso é a perfeição de seus objetivos. Ele descobriu a bondade e o amor e resolveu voltar e repassar isso para seu bando de gaivotas recalcadas.
Entende?
A questão é nós nos prendemos às leis que criamos para cada um de nós. Nós não vivemos para comer, mas vivemos para estudar, trabalhar, ganhar dinheiro e pagar as contas. Acabou.
Mas e o resto? E a diversão e o prazer de fazer as coisas que se gosta? Devemos mesmo viver presos a uma realidade que criamos e podemos destruir? Podemos fazer o que quisermos, independente do dinheiro, das pessoas. É só a gente querer e lutar para chegarmos ao nosso objetivo. E chegarmos à perfeição de nossos objetivos.
Porque se não for assim, então onde vai ficar a felicidade?
De que adianta tudo isso, se não somos felizes?
Você é feliz se matando de estudar e trabalhar pra não fazer nada que te dê prazer?

Um comentário:

  1. MAS QUE TIPO DE GAIVOTA BURRA É ESSA QUE NÃO QUER COMER E PREFERE VOAR ? eu jamais escolheria essa opção /paola

    mas hein, lembro não da propaganda do agostinho O_O

    ResponderExcluir